Como Escolher um Curso de Especialização

Postado em 01/04/2013 às 10:07hs

Saiba como manter a coerência com o perfil profissional para que a pós-graduação não seja apenas mais um tópico no currículo

Muito se fala sobre a necessidade de complementar o currículo com especializações. Como, para o mercado, não basta mais apenas completar o ensino superior, os profissionais precisam decidir entre as ofertas de cursos de pós-graduação, MBAs e mestrado para desenvolver suas qualificações. Na hora da decisão, o mais importante é manter a coerência com o perfil profissional e com o rumo desejado para a carreira.

http://www.holdenrh.com.br/blog/630/1364821642.jpg

Segundo Marco Antonio Borges, gerente de ensino de pós-graduação lato senso, o primeiro passo para escolher um curso de especialização é analisar além do nome e da área. “É importante avaliar a estrutura do curso. Como cada campo da ciência é muito amplo, um curso com um mesmo nome no mercado pode apresentar conteúdos e focos distintos. Podem ocorrer variações, mas cada curso não pode perder a sua essência. Deve ser avaliado também o perfil e currículo dos professores, pois isso vai desenhar o perfil das aulas. Caso o curso envolva práticas, é importante conhecer a proposta e estrutura para realizá-las. Uma forte demanda hoje é um bom alinhamento entre teoria e pratica. O mercado também reconhece a qualidade da instituição onde o curso foi realizado. É importante que a instituição tenha qualidade e tradição na área pretendia”, orienta.

Com a demanda do mercado por profissionais qualificados, a faixa etária dos alunos vem diminuindo, já que os profissionais recém-graduados partem direto para uma especialização. “Um requisito esperado em um aluno de pós-graduação é maturidade profissional, e isso não depende do cargo. Algo que se espera ao ingressar em um curso também é a possibilidade de aumentar a rede de contatos, o tem relação direta com a qualidade dos alunos que compõem uma turma”, comenta Borges.

Busca ampliada

Uma das grandes dificuldades dos profissionais para escolher uma especialização é encontrar opções que se enquadrem na sua pretensão profissional. Muitas vezes, as ofertas são para áreas de conhecimento específico e distinto do que seria a intenção original para a carreira. Nesses casos, o ideal é ampliar o campo de procura, avaliando as estruturas em áreas diferentes. “Isso esta relacionado com as oportunidades e rumos da carreira de cada profissional. Não se olha em um currículo hoje somente a formação. É a formação alinhada à carreira”, explica o professor.

Borges ainda diz que o mercado aceita formações multidisciplinares. No entanto, deve-se pensar nas competências que serão desenvolvidas e como elas podem alavancar resultados no trabalho, oportunidades de crescimento e garantir maior empregabilidade. “Uma análise de mercado para compreender os rumos da profissão ajuda muito. Um aconselhamento com os superiores na empresa também ajuda, especialmente se a empresa irá subsidiar parte dos estudos”, completa.

Na falta de opções de especializações lato senso, muitos profissionais partem para o estrito senso. O mestrado não tem como pré-requisito uma especialização, pois são cursos com focos distintos, sendo a pesquisa mais densa no mestrado. Enquanto uma especialização ou um MBA devem ter caráter mais aplicado para a prática profissional, alunos com mestrado podem optar por uma especialização para se desenvolver em uma área especifica, por exemplo.

“O mais importante é o desenvolvimento de novas competências obtidas a partir de um curso de pós-graduação e como estas competências estão alinhadas ao perfil pretendido. Sem esta convergência com o perfil pretendido ou necessário, a pós-graduação passa a ser apenas mais um curso no currículo. Quando contrata um profissional, a empresa tenta compreender o foco da construção formação do candidato alinhado à sua experiência”, conclui Borges.

Fonte: Pense Empregos
Comentários
Nenhum comentário para este post, seja o primeiro a deixar seu recado.
* campos obrigatórios
Procurar no Blog

A Holden

A Holden Recruiting Talents é uma empresa global de consultoria em RH, especializada em soluções de recursos humanos com foco em recrutamento e seleção, buscando o que há de mais moderno e eficaz para atender os seus clientes. Com uma equipe altamente especializada e com ampla experiência de mercado, atuamos também nos segmentos de administração de contatos e avaliações comportamentais.

Categorias

A Holden

Carreira

Divisões

Eventos

Lançamentos

Oportunidades

Assine nossa newsletter

Escolha sua área de interesse e fique por dentro de todas as novidades da Holden.

Executivos Staffing
Estagiários / Trainees Especialistas
TI Notícias Gerais